Cantores de Salvador aderem à campanha Amigos do Roberto Santos

Foto Reprodução/Divulgação


Os cantores Pierre Onássis (Afrodisíaco), Falcão (Guig Ghetto), Alex Maxx (Swingão do Maxx) e Maylssonn (ex The Voice) apoiam a campanha Amigos do Roberto Santos de doação de sangue que começa nesta terça (26) e vai até a sexta-feira (29). Com o objetivo de ajudar o maior hospital do Norte-Nordeste a elevar o número de bolsas de sangue que chegam à sua Agência Transfusional (AT-HGRS), os artistas vestiram a camisa e participam nesta quarta (27) de uma ação que será realizada no Hemóvel montado em frente ao Auditório Central do Hospital Geral Roberto Santos, onde vão fazer a doação de sangue.
Campanha - a expectativa é de que, ao dia, sejam triadas 120 pessoas na unidade móvel. Para atender às diversas demandas que chegam à AT-HGRS são necessárias, diariamente, 50 bolsas de sangue. Atualmente, o Hospital Roberto Santos opera com apenas 1/5 deste número, tornando recorrentes as remarcações de cirurgias eletivas. Uma vez estável o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), é possível otimizar o cronograma de cirurgias eletivas, avançar o tratamento de quem precisa de hemodiálise e, principalmente, garantir que não faltem bolsas de sangue para as áreas de urgência e emergência.
Requisitos básicos – O candidato a doador de sangue precisa se apresentar ao ponto de coleta portando documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Parceiros – Além da colaboração de artistas e de representantes das Polícias, a campanha Amigos do Roberto Santos conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), da Hemoba e da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).