O dia do Samba, foi instituÃdo pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara "Aquarela do Brasil", com certeza a musica mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil. Esta foi a data que Ary Barroso visitou Salvador pela primeira vez.
A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional e em 1863 foi instituÃdo o Dia Nacional do Samba. Atualmente duas cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Salvador e Rio de Janeiro.
O Samba é um gênero musical rapidamente associado ao PaÃs. A animação presente nas rodas retrata a alma do brasileiro. E o dia 2 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba.
Até hoje, Salvador concentra as principais comemorações do Dia Nacional do Samba. Este ano, o grande homenageado do evento será o cantor e compositor João Nogueira, morto em 2000.
A partir das 17h, nomes como Diogo Nogueira (filho do sambista), João Bosco, Nelson Rufino e Mariene de Castro vão interpretar clássicos de Nogueira na Praça Municipal. As apresentações são gratuitas.
Samba Meu - Maria Rita
"O meu samba vai curar teu abandono
O meu samba vai te acordar do sono
Meu samba não quer ver você tão triste
Meu samba vai curar a dor que existe
Meu samba vai fazer ela dançar
É o samba certo pra você cantar"
Por: @KeyllaRosas