RÉVEILLON SALVADOR



Réveillon mudará trânsito nos dias de festa da virada na Praça Cayru; saiba como vai ficar.








De carro, ônibus, táxi ou a pé, a partir do dia 29 de dezembro, todos os caminhos levam os soteropolitanos aos festejos do Reveillon na Praça Cayru, no Comércio. Mas independente da opção de transporte, a Transalvador garante que tanto a chegada quanto a saída do público no evento será tranquila, então já pode começar a se programar conferindo as alterações de trânsito e analisando a melhor forma de chegar.

Segundo o coordenador de Planejamento Operacional para grandes eventos, Janivaldo Rosário, a estruturação da operação passou por reformulações com relação ao ano passado, buscando melhorar os aspectos que não atenderam a demanda da forma esperada, até porque esse ano o órgão estima que o público será superior ao de 2013.


“Por exemplo, a Ladeira da Montanha foi restrita ao tráfego de artistas e autoridades no ano passado, mas notamos que o acesso ao transporte na Avenida Carlos Gomes acabou sendo prejudicado, por isso esse ano o tráfego será liberado para táxis e ônibus”, relatou.


A partir das 16h do dia 29, será criado um “perímetro de segurança”, na região da festa, os bloqueios serão estabelecidos por barreiras que serão instaladas nas proximidades da avenida Lafayette Coutinho (Contorno), um outro bloqueio será colocado na Avenida Estados Unidos . Das 6h às 17h, os bloqueios estarão inativos e carros poderão ser estacionados na área do perímetro, contudo, caso o proprietário do veículo ultrapasse o horário estipulado, ele poderá ser guinchado.


Zona Azul
Por conta das restrições, se você vai de carro, é melhor prestar atenção nos locais liberados para estacionamento. A Transalvador estima que ao total, serão disponibilizadas cerca de mil vagas de Zona Azul, nos seguintes locais: a margem direita da Avenida da França, ao lado dos galpões da Codeba; as transversais entre a Avenida da França e Avenida Estados Unidos; o trecho da Contorno, entre o restaurante Amado e o Banco dos Ingleses; a Avenida Sete de Setembro; Avenida Carlos Gomes; Rua Chile; Ladeira da Praça e a Ladeira do Gabriel, no Dois de Julho.


Embora o valor ainda não esteja acertado, Janivaldo informou que o preço da Zona Azul deverá ser de R$ 20 por toda a noite. Além da opção dos estacionamentos de rua, Janivaldo explicou que o órgão está em negociação com o Consórcio da Arena Fonte Nova para viabilizar o estacionamento do estádio com auxílio de transporte para a festa através de shuttles.


Lei seca
A Transalvador alerta que 131 agentes mobilizados para a Operação Reveillon estarão habilitados para autuar qualquer condutor através da Lei Seca, caso seja constatada a presença de qualquer sinal de alcoolemia. Os profissionais estarão posicionados em locais estratégicos da cidade e realizando rondas em 51 viaturas.


O coordenador da operação, Janivaldo Rosário ressaltou que 12 guinchos estarão em serviço, 11 para veículos de pequeno porte e um outro para veículos de grande porte.


Ônibus e táxi
Aos que vão chegar ao Comércio de ônibus, o órgão de trânsito divulgou que 69 linhas estarão circulando 24h para diversos pontos da cidade. Segundo Janivaldo, o regime de trabalho será com frota máxima, e intervalo mínimo. Ainda estarão à disposição 36 veículos de regulação que serão acionados em caso de sobrecarga de alguma das linhas. “Este ano a novidade será o reforço da linha Sabino Silva / Praça da Sé, que vai ser ampliada até 3h, permitindo que as pessoas possam assistir à tradicional queima de fogos da Barra e depois ir para o Comércio aproveitar os shows”, informou o coordenador.


Outra modificação no sistema de transportes é o remanejamento dos pontos de ônibus do Terminal da França, que serão desativados no horário da saída para evitar a sobrecarga no trecho. Os usuários que estiverem saindo da festa terão que utilizar os pontos da Praça da Inglaterra e Praça Marechal Deodoro da Fonseca.


Quem optar pelo transporte em táxis contará com três opções de pontos para sair da festa. O primeiro estará instalado na Avenida da França; o segundo, na Praça da Inglaterra e o terceiro ficará na Praça Municipal. O órgão ainda estuda a possibilidade de instalar um quarto ponto para embarque em táxis na Praça Castro Alves, a decisão deverá ser tomada nos próximos dias.




Para acessar a cidade baixa ou cidade alta, o público poderá utilizar o Elevador Lacerda que funcionará 24h, de graça. O plano inclinado Gonçalves por sua vez, vai operar no horário no horário normal das 7h às 19h.