Banda 5 Por Cento apresenta seu novo vocalista

Foto Reprodução - Divulgação



Inicia-se uma nova história para a Banda 5 Por Cento. É a chegada do vocalista LECO, que foi apresentado ao público, na manhã desse domingo (12), através das redes sociais. Da sua bagagem, o cantor – que estudou na Pracatum e durante nove anos rodou países da Europa apresentando a cultura brasileira - traz para a banda influências do Zouk, Ragga, Kwankwanram e o som eletrônico, que se unem ao samba reggae e ao dendê da Bahia. A mistura deu tão certo que até nome ganhou: é o "Barramami" - nomenclatura dada por eles, em tom de descontração, à essa miscelânea de ritmos que faz parte da WorldMusic. Já são dois meses de muitos estudos e Produções musicais com os integrantes da 5, no qual se reúnem constantemente em ensaios e encontros descontraídos, para fazerem o que mais gostam: música.

“A minha sintonia com os músicos da 5 Por Cento foi incrível desde o primeiro momento, e em dois meses já podemos nos considerar uma família. O encaixe foi perfeito e eles me deixaram muito a vontade desde o inicio. O trabalho começou leve e rolou a química.” Comemora Leco.




Sobre Leco

Leco iniciou-se na música aos 13 anos, como percussionista de uma banda de samba. No princípio, ele apenas segurava os instrumentos para que os mais velho tocassem, só não imaginava que um dia pudesse fazer igual. Não demorou e foi convidado para tocar bongô com baqueta nesse mesmo grupo. Com o tempo o músico foi se especializando, como autônomo, em outros instrumentos, inclusive os de harmonia, como cavaquinho e violão. Em 1994, Leco entrou para a primeira turma da Pracatum, a escola de Carlinhos Brown, no Candeal, em Salvador. Foi lá que recebeu todo o suporte de teoria musical e canto, e passou pelos melhores mestres, dentre eles: Aderbal Duarte, Kitty Canário, Sergio Souto e Giba Conceição.

Em 2001, como integrante do grupo SomBrasil - que unia música, dança e teatro - Leco passou a se apresentar fora do país e fez shows pela Alemanha, Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Dois anos depois, surgiu o convite da Pracatum para fazer parte do projeto Ninos do Candeal. Com eles, o vocalista fez uma turnê pela Europa e, encantado, decidiu ficar na Espanha, onde morou por nove anos. Nesse período, ministrou aulas de percussão, participou de diversos festivais e tocou os seus projetos, dentre eles: o Percussom e a banda Tremolor.

A falta que sentiu do calor humano foi motivo primordial para o seu retorno ao Brasil. E, de volta à sua terra natal, Leco criou o projeto Sonoros. Foi a partir desse trabalho que conheceu Nau Scaldaferri, o baixista da 5 Por cento. Depois de tocarem juntos numa única noite, perceberam que havia ali uma forte e promissora parceria musical. Já no processo da busca pelo novo cantor da 5, Nau prontamente o convidou para conhecer os demais músicos da banda. Após passarem a tarde tocando juntos não tiveram mais dúvidas: Leco é o novo vocalista da Banda 5 Por Cento.